terça-feira, 10 de novembro de 2009

metalurgia

História da metalurgia

Com o domínio do fogo, surgia a possibilidade da metalurgia.Com exceção do ouro e, eventualmente da prata, platina e do mercúrio, todos os metais existem na natureza apenas na forma de minério, isto é, combinados com outros elementos químicos e na forma oxidada, e para extraí-lo e "purificá-lo"(significa separar o metal da sua combinação inicial e transformar este em substância simples,ou seja, reduzir seu nox a zero) podemos ter como auxílio o processso de oxiredução.
Desde muito cedo, há mais de dez mil anos, o homem aproveitou os metais para fabricar utensílios, como o cobre, chumbo, bronze, ferro,ouro e a prata tiveram amplo uso na antiguidade. Os primeiros altos-fornos apareceram no século XIII. A indústria metalúrgica teve novo impulso no século XVIII com a revolução industrial.
A palavra "metal" vem do grego e significa "procurar ou sondar". O ouro compõe 1/200 000 000 da crosta terrestre, e é um dos metais mais raros.Provavelmente foi o primeiro metal a ser descoberto, por existir quase sempre em forma de pepita, cuja cor é um amarelo bonito e que chama atenção.O ouro, prata e o cobre eram valiosos devido á sua beleza e raridade e tornaram-se um meio de troca, que era uma forma de se armazenar riquezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário